19. As corridas serão realizadas através de baterias fechadas, cujos participantes são aqueles autorizados pela organização, em limite de inscritos conforme permissão do kartódromo. A ordem dos inscritos será definida pela anterioridade do pagamento, e, será verificada para casos em que a disponibilidade de vagas para a bateria (limite do kartódromo) seja menor que o número de inscritos no campeonato;
20. Antes de cada etapa, a organização divulgará o código de reserva para permitir o correto check in do piloto junto ao kartódromo;
21. Os participantes devem cuidar para chegar com antecedência razoável nas provas, especialmente para o briefing, que sempre ocorrerá 30 (trinta) minutos antes do início das corridas e apresentará informações importantes sobre as regras do local e dicas de pilotagem;
22. O campeonato utilizará sistema de lastro para os karts, buscando equalizar a participação e desempenho dos pilotos. O peso do piloto mais o lastro deverá superar o limite mínimo de cem quilos (piloto, mais equipamentos individuais, mais lastro). Haverá tolerância de 1kg (um quilo);
23. A pesagem ocorrerá somente após o término de cada bateria, ocasião em que os pilotos subirão com o kart na balança geralmente existente no acesso à área do box. Caso a balança indicada não esteja funcionando ou não exista, a organização indicará outra forma de pesagem no momento do briefing;
24. Cada piloto é responsável pelo seu lastro antes e durante a corrida, podendo utilizar lastro próprio ou aqueles fornecidos pelo kartódromo. Os kartódromos geralmente mantém barras de 5kg (cinco quilos) para utilização. O piloto que optar por utilizar lastro do kartódromo ficará sujeito as limitações de lastro lá oferecidas, o que poderá ocasionar, dependendo do peso do piloto, pesagem total além do limite mínimo de 100kg (cem quilos);
25. A organização poderá colocar em votação a escolha do traçado da etapa, ocasião em que divulgará as opções disponibilizadas pelo kartódromo, apurando os votos conforme divulgação feita. Será permitido apenas 01 (um) voto por piloto inscrito;
26. A organização do campeonato promoverá o sorteio dos karts durante ou antes do briefing das corridas. Os karts reservas serão também sorteados, e, a ordem prevista deve ser respeitada pelo piloto em caso de troca de kart durante a prova;
27. As provas (corridas) terão duração total de 25 ou 30 minutos, incluindo a tomada de tempo, organização do grid e a corrida;
28. A tomada de tempo para formação do grid terá a duração de 05 (cinco) minutos;
29. A formação do grid obedecerá o menor tempo feito em uma das voltas qualificatórias (melhor volta);
30. A formação do grid se dará de forma normal, sendo o mais rápido posicionado em primeiro lugar e assim sucessivamente;
31. A largada ocorrerá de forma tradicional, mantendo-se os pilotos alinhados lado a lado. Para situações atípicas, como condições desfavoráveis de tempo (ex. chuva), a organização poderá deliberar outra forma de largada;
32. A corrida em si, transcorrerá sob a condição de regra (pista) do kartódromo escolhido para a etapa;
33. As bandeiras e os seus significados serão mantidos conforme a utilização habitual dos kartódromos locados.
34. Em dias onde as condições de pista estejam anormais em razão de chuvas, a etapa estará caracterizada como "ETAPA MOLHADA". Essa etapa atribuirá pontuação extra aos participantes, conforme previsto no capítulo ‘’DA PONTUAÇÃO’’ deste regulamento. As condições anormais da pista incluem eventos ocorridos durante a prova, ou seja, ainda que a etapa se inicie em condições normais, e, durante a corrida se verifique pista molhada, vigorará a excepcionalidade da ‘’ETAPA MOLHADA’’.