Regulamento

Foco e Objetivo:

Desenvolvimento de amizades, fortalecimento das relações, prática esportiva, respeito, entretenimento e um pouco de competitividade.

Acima de todas as regras, e, portanto, com primazia sobre todos os outros pontos deste regulamento, está a segurança dos participantes, o espírito de equipe e a lealdade com os colegas.

Como consequência, pretende-se também o desenvolvimento de habilidades para pilotagem de Kart amador nos participantes, com técnicas adequadas de direção para o esporte, cuja evolução ocorrerá através dos campeonatos desta organização.

Foco e Objetivo

Desenvolvimento de amizades, fortalecimento das relações, prática esportiva, respeito, entretenimento e um pouco de competitividade.
Acima de todas as regras, e, portanto, com primazia sobre todos os outros pontos deste regulamento, está a segurança dos participantes, o espírito de equipe e a lealdade com os colegas.
Como consequência, pretende-se também o desenvolvimento de habilidades para pilotagem de Kart amador nos participantes, com técnicas adequadas de direção para o esporte, cuja evolução ocorrerá através dos campeonatos desta organização.

Do campeonato

1. O nome do campeonato é LESTE RACING;
2. A cada edição, a organização poderá incluir o ano de relação ou o número da edição do campeonato junto ao nome;
3. A organização do campeonato é composta por membros fundadores, os quais, mediante votação, decidirão sobre os itens deste regulamento, sobre o campeonato e sobre eventuais situações aqui omissas;
4. O campeonato acontecerá semestralmente, exceto em caso de circunstâncias atípicas;
5. O calendário de provas será sempre divulgado aos participantes com antecedência razoável, permitindo que os pilotos programem a sua participação em todas as etapas;
6. A organização promoverá a realização das etapas nos kartódromos disponíveis em São Paulo e suas cercanias;
7. Para ser incluído nos campeonatos promovidos pela LESTE RACING, o piloto deverá pagar a taxa de inscrição em valor divulgado pela comissão organizadora e preencher o cadastro disponibilizado, ocasião em que receberá a camiseta oficial do campeonato. A quantidade de vagas está limitada ao número divulgado pela organização;
8. A organização promoverá pelo menos uma prova por mês, podendo, conforme melhor possibilidade operacional, acumular mais de uma prova no mesmo mês;
9. Os avisos e as divulgações gerais relativas ao campeonato serão feitas através de grupo de whatsapp, site ou outros canais de comunicação criados para essa finalidade;
10. A organização também utilizará instagram e ou facebook para divulgar o campeonato, patrocinadores e pilotos;
11. As etapas poderão ter a utilização profissional de fotografia e ou filmagem;
12. Os participantes do campeonato receberão cópia deste regulamento e exposição de motivos quando forem incluídos nos grupos informativos do campeonato, ocasião em que, opondo-se a qualquer dos termos aqui descritos, não poderão participar, devendo manifestar-se desde logo;
13. Uma vez que recebeu o regulamento e participou de qualquer etapa, o participante concorda com todos os termos aqui contidos, assim como autoriza expressamente a utilização de suas imagens junto aos meios de comunicação e mídia em geral, inclusive tabela de pontuação, a qual contém o nome de cada piloto e a pontuação do campeonato;
14. A critério da organização, o campeonato poderá utilizar de forma subsidiária, naquilo não previsto neste regulamento, as regras dos campeonatos oficiais de kart no estado de São Paulo, especialmente regras sobre ultrapassagens e conduta de pilotagem.

Da divisão por categorias

15. O campeonato será dividido em TRÊS categorias sendo elas: CATEGORIA SUPER PRÓ; CATEGORIA PRÓ e CATEGORIA LIGTH;
16. A categoria SUPER PRÓ contará com os pilotos melhores classificados habitualmente. A categoria PRÓ contará com pilotos de nível intermediário de pilotagem. A categoria LIGHT contará com os pilotos iniciantes e demais pilotos não incluídos nas categorias superiores;
17. A organização do campeonato poderá fazer o remanejamento de categoria dos pilotos durante a competição, ocasião em que o piloto levará consigo os pontos conquistados até então;
18. Obrigatoriamente, ao fim de cada semestre, a organização fará sempre a reavaliação das categorias e o remanejamento dos pilotos entre as categorias, caso necessário. Os primeiros três pilotos das categorias PRÓ e LIGHT subirão de categoria obrigatoriamente;

Das corridas e das tomadas de tempo

19. As corridas serão realizadas através de baterias fechadas, cujos participantes são aqueles autorizados pela organização, em limite de inscritos conforme permissão do kartódromo. A ordem dos inscritos será definida pela anterioridade do pagamento, e, será verificada para casos em que a disponibilidade de vagas para a bateria (limite do kartódromo) seja menor que o número de inscritos no campeonato;
20. Antes de cada etapa, a organização divulgará o código de reserva para permitir o correto check in do piloto junto ao kartódromo;
21. Os participantes devem cuidar para chegar com antecedência razoável nas provas, especialmente para o briefing, que sempre ocorrerá 30 (trinta) minutos antes do início das corridas e apresentará informações importantes sobre as regras do local e dicas de pilotagem;
22. O campeonato utilizará sistema de lastro para os karts, buscando equalizar a participação e desempenho dos pilotos. O peso do piloto mais o lastro deverá superar o limite mínimo de cem quilos (piloto, mais equipamentos individuais, mais lastro). Haverá tolerância de 1kg (um quilo);
23. A pesagem ocorrerá somente após o término de cada bateria, ocasião em que os pilotos subirão com o kart na balança geralmente existente no acesso à área do box. Caso a balança indicada não esteja funcionando ou não exista, a organização indicará outra forma de pesagem no momento do briefing;
24. Cada piloto é responsável pelo seu lastro antes e durante a corrida, podendo utilizar lastro próprio ou aqueles fornecidos pelo kartódromo. Os kartódromos geralmente mantém barras de 5kg (cinco quilos) para utilização. O piloto que optar por utilizar lastro do kartódromo ficará sujeito as limitações de lastro lá oferecidas, o que poderá ocasionar, dependendo do peso do piloto, pesagem total além do limite mínimo de 100kg (cem quilos);
25. A organização poderá colocar em votação a escolha do traçado da etapa, ocasião em que divulgará as opções disponibilizadas pelo kartódromo, apurando os votos conforme divulgação feita. Será permitido apenas 01 (um) voto por piloto inscrito;
26. A organização do campeonato promoverá o sorteio dos karts durante ou antes do briefing das corridas. Os karts reservas serão também sorteados, e, a ordem prevista deve ser respeitada pelo piloto em caso de troca de kart durante a prova;
27. As provas (corridas) terão duração total de 25 ou 30 minutos, incluindo a tomada de tempo, organização do grid e a corrida;
28. A tomada de tempo para formação do grid terá a duração de 05 (cinco) minutos;
29. A formação do grid obedecerá o menor tempo feito em uma das voltas qualificatórias (melhor volta);
30. A formação do grid se dará de forma normal, sendo o mais rápido posicionado em primeiro lugar e assim sucessivamente;
31. A largada ocorrerá de forma tradicional, mantendo-se os pilotos alinhados lado a lado. Para situações atípicas, como condições desfavoráveis de tempo (ex. chuva), a organização poderá deliberar outra forma de largada;
32. A corrida em si, transcorrerá sob a condição de regra (pista) do kartódromo escolhido para a etapa;
33. As bandeiras e os seus significados serão mantidos conforme a utilização habitual dos kartódromos locados.
34. Em dias onde as condições de pista estejam anormais em razão de chuvas, a etapa estará caracterizada como "ETAPA MOLHADA". Essa etapa atribuirá pontuação extra aos participantes, conforme previsto no capítulo ‘’DA PONTUAÇÃO’’ deste regulamento. As condições anormais da pista incluem eventos ocorridos durante a prova, ou seja, ainda que a etapa se inicie em condições normais, e, durante a corrida se verifique pista molhada, vigorará a excepcionalidade da ‘’ETAPA MOLHADA’’.

DA habilitação para as corridas

35. O participante estará apto a participar de cada etapa do campeonato após o pagamento individual para custeio das despesas com a organização e kartódromo (incluindo foto, filmagem e premiação);
36. O valor e condições de pagamento serão sempre divulgados pela organização com antecedência razoável. O pagamento deverá ser feito sempre diretamente para a organização;
37. Não haverá devolução do valor pago pelo piloto para habilitação na etapa. Em alguns casos, especialmente aqueles em que o repasse financeiro não tenha sido feito ao kartódromo, o piloto poderá utilizar a habilitação para a etapa subsequente, ocasião em que será avisado pela organização;
38. Excepcionalmente, a organização do campeonato poderá permitir a participação de pilotos convidados nas etapas, exceto na última. Convidados poderão participar apenas uma vez das baterias. Havendo interesse em nova participação, deverão realizar o pagamento normal do valor de inscrição;
39. A organização do campeonato poderá realizar o cancelamento de qualquer etapa, considerando diversos fatores possíveis, especialmente quantidade de inscritos e condições do kartódromo. Para esta hipótese, os pilotos inscritos na etapa serão ressarcidos do valor pago para aquela etapa.

Da pontuação

40. A pontuação da etapa obedecerá ao critério de pontos estipulado na tabela adiante;
41. Cada categoria pontuará separadamente;
42. O campeonato também pontuará a volta mais rápida de cada etapa, assim como o pole position na formação do grid, conforme tabela adiante (também consideradas as voltas de acordo com cada categoria);
Colocação Final na Corrida Pontos Etapa Molhada (acréscimo) Pontos
Primeiro 27 Primeiro 02
Segundo 24 Segundo 02
Terceiro 22 Terceiro 02
Quarto 20 Quarto 02
Quinto 18 Quinto 02
Sexto 16 Sexto 02
Sétimo 14 Sétimo 02
Oitavo 13 Oitavo 02
Nono 12 Nono 02
Décimo 11 Décimo 02
Décimo Primeiro 10 Décimo Primeiro 01
Décimo Segundo 09 Décimo Segundo 01
Décimo Terceiro 08 Décimo Terceiro 01
Décimo Quarto 07 Décimo Quarto 01
Décimo Quinto 06 Décimo Quinto 01
Décimo Sexto 05 Décimo Sexto 01
Décimo Sétimo 04 Décimo Sétimo 01
Décimo Oitavo 03 Décimo Oitavo 01
Décimo Nono 02 Décimo Nono 01
Vigésimo 01 Vigésimo 01
Pontuação Extraordinária Pontos
Pole Position (GRID) 01
Volta mais rápida da Corrida 01
43. A pontuação registrada em cada etapa considerará para todos os fins: o resultado final da corrida, a volta mais rápida, o pole position, e, a dedução das penalidades eventualmente aplicadas;
44. O piloto que não completar a prova, não somará pontos para a classificação do campeonato. Não obstante, havendo penalidade imposta ao piloto, será considerada apenas essa(s) para incidência na tabela de classificação geral do campeonato;
45. As tabelas de classificação do campeonato (todas as categorias) serão sempre divulgadas em até 03 (três) dias úteis após cada etapa;
46. Cada piloto terá o descarte do pior resultado obtido durante todo o campeonato entre todas as etapas, excluindo-se aquela etapa em que o piloto tenha recebido alguma penalidade. A desconsideração do pior resultado será automaticamente feita no momento de divulgação das tabelas;
47. As tabelas divulgadas já contarão com a pontuação somada na etapa e na classificação geral;
48. Em casos de empate em pontuação, os critérios de desempate serão: maior pontuação da etapa descartada, menor quantidade de pontos perdidos por punições, maior quantidade de participação nas provas do campeonato, melhor colocação entre todas as etapas e sorteio, nessa ordem.

Festival LESTE RACING

49. A Organização do campeonato poderá promover ao longo do ano, geralmente entre o término de um campeonato e início de outro, o FESTIVAL LESTE RACING. O Festival consiste na realização de baterias integradas, com os pilotos distribuídos em equipes, de acordo com a divisão estabelecida pela organização. A equipe vencedora será premiada com troféus do FESTIVAL. Essa etapa não produzirá pontuação para os campeonatos.

Das Penalidades

50. Este campeonato adotará como critério de penalização as regras contidas nos kartódromos utilizados, entretanto, cumulativamente, para as penalidades de advertência ou time penalty, haverá também perda de pontos na classificação geral do campeonato, sendo 05 e 08 pontos respectivamente. Para o caso de bandeira preta ao piloto, a punição regulamentar será a perda de 15 pontos no campeonato, além da desclassificação da bateria;
51. Considerando que cada kartódromo pode ter critério de perda de tempo diferente, este campeonato utilizará o critério da perda de 10 (dez) segundos na corrida para a punição advertência. Já para a penalidade time penalty, o piloto deverá cumprir a determinação da prova, sem a qual, será desclassificado da etapa. Ainda que o kartódromo divulgue resultado final sem o desconto do tempo para a penalidade advertência, a organização providenciará a correção quando da emissão da tabela;
52. As punições serão lançadas conforme cada falta praticada, somando-se, se for o caso;
53. O Piloto que receber 05 (cinco) punições, sucessivas ou não, de mesma natureza ou não, somando-se todas as etapas do campeonato, será automaticamente excluído do campeonato, sem direito a devolução do valor gasto para a inscrição no campeonato e nas baterias (etapas);
54. O participante que desrespeitar ou tentar burlar o sistema de lastro, voluntariamente ou não, será desclassificado da bateria e não fará jus aos pontos eventualmente somados na etapa;
55. Qualquer ocorrência não prevista nesse regulamento seguirá as regras do kartódromo para fins de penalização aos participantes das etapas, sendo que, em caso de descumprimento da pena pelo piloto durante a corrida, ficará sujeito a perda de 20 (vinte) pontos no campeonato, permanecendo ainda submetido ao julgamento da organização, ocasião em que poderá ser agravada a pena;
56. O piloto que se sentir prejudicado por qualquer circunstância, deverá recorrer imediatamente após o término da corrida ao diretor de provas do kartódromo, ocasião em que deverá solicitar a presença de algum membro da comissão organizadora para acompanhá-lo. A decisão do diretor de provas, relativamente às questões de pista, será soberana em relação a quaisquer outras considerações. Não serão admitidos recursos posteriores, exceto aqueles relativos a erros de pontuação na tabela, os quais deverão ser formalizados por escrito para a organização do campeonato, em até 03 (três) dias após a divulgação da tabela de cada etapa;
57. A organização discutirá sobre casos omissos ou circunstâncias atípicas, podendo utilizar como referência os regulamentos oficiais das competições de kart no estado de São Paulo.

Das premiações

58. O campeonato premiará todas as etapas com troféus para os 06 (seis) primeiros colocados de cada categoria. Haverá também premiação na classificação final geral (troféus) para os 06 (seis) primeiros colocados de cada categoria. A entrega da premiação final geral, ocorrerá também imediatamente após a realização da última etapa.

Disposições Finais

59. A organização sugere que os participantes tenham seus equipamentos e vestuários próprios e de boa qualidade, especialmente os relativos à segurança, quais sejam: protetor de costela, luvas e capacete (mínimo). Caso não os possua, deve fazer a utilização de acordo com o sistema de fornecimento dos kartódromos, sendo a segurança de cada participante responsabilidade própria e exclusiva do participante;
60. A organização deste campeonato não se responsabiliza por eventuais acidentes durante a realização das etapas, estando isenta de quaisquer despesas dessa natureza ou de outra qualquer, assim como também não se responsabiliza por eventual quebra do kart, que ocasione ou não prejuízo ao piloto na bateria disputada ou no próprio campeonato;
61. Qualquer dano causado nos karts utilizados pelo piloto durante a realização das provas é de responsabilidade exclusiva do piloto, devendo ele arcar com eventuais prejuízos oriundos dessa natureza;
62. Este regulamento está sujeito à revisão e novas edições conforme critério da organização, sempre buscando evolução e melhoria;
63. Qualquer piloto participante pode sugerir melhorias ao campeonato. Para tanto, basta fazer a sugestão junto à organização;
64. O campeonato é aberto para a participação de amigos, e, amigos de amigos, sempre por indicação.

São Paulo, Julho de 2020.

Comissão Organizadora:

DANILO PACINI
DANIEL MONTEIRO FREITAS
RICARDO VERONESI
JOSÉ PAULO DOS SANTOS
RICARDO SOUZA
DANIEL LUTFI